terça-feira, 1 de março de 2011

Uma discussão sobre Consciência Negra


       No dia 10 de novembro de 2010 o programa Conhecimento em Foco estreiou a Série "A questão racial e a consciência de uma sociedade" em homenagem ao Dia da Consciência Negra , 20 de novembro. Nesta primeira discussão estiveram presentes no programa os Professores de História Wanessa Cardoso e Alex Gamboa que debateram temáticas referentes ao ensino da história da África, hoje previsto em lei, e ao processo de discriminação e violência dos negros na sociedade brasileira.
        A Professora Wanessa Cardoso falou da Lei Federal N.º 10.639 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira" no curriculo da rede oficial de ensino. A professora destacou a importância desta lei e seu significado no enfrentamento a discriminação racial no Brasil, além dos projetos que muitas escolas já estão desenvolvendo com esta temática, é o caso da Escola Estadual Irmã Stella Maria, em Abaetetuba, onde a própria professora há três anos criou um projeto onde a escola realiza atividades na semana do Dia da Consciência Negra, envolvendo a comunidade escolar e onde feitas palestras, seminários, socialização de trabalhos, exibições de vídeos e apresentações culturais relacionadas a temática do negro.
        O Professor Alex Gamboa, contribuiu na discussão fazendo um resgate histórico da situação dos negros na sociedade brasileira e no seu processo de exclusão. O professor também ressaltou o trabalho da Escola Stella Maria, onde atualmente leciona história e está na coordenação das atividades da Semana da Consciência Negra.
        No dia 17 de novembro, a série "A questão racial e a consciência de uma sociedade" prosseguiu com a participação de estudantes da Escola Santo André, da Comunidade do Rio Itacuruçá, região das ilhas de Abaetetuba. Os estudantes falaram sobre a referida comunidade formada por quilombolas, pessoas descendentes de escravos negros que no passado formam quilombos nesta região. A vida cotidiana, destacando as práticas econômicas e culturais, além da rede de sociabilidade da comunidade foi o foco da fala dos alunos.  

Um comentário:

  1. Oi Muguelito, sucesso sempre nesse projeto maravilhoso, vc guerreiro e ousado e supera-rá todas as dificuldades!!!beijão

    Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho!
    Mário Quintana

    ResponderExcluir