sábado, 29 de janeiro de 2011

Um crônica abaetetubense em São Paulo

       O programa "Conhecimernto em Foco" do dia 08 de setembro de 2010, contou com a presença da Escola Estadual Leônidas Monte, do bairro de Santa Rosa, Abaetetuba. Neste programa o destaque foi a Estudante Joyce do Carmo, do 1º Ano do Ensino Médio da escola que teve uma crônica publicada na Bienal do Livro em São Paulo.
       A Estudante falou sobre seu trabalho, enfatizando a temática de sua crônica e como teve a ideia de desenvolvê-la. Joyce foi convidada para participar da Feira do Livro PanAmazônico, realizada em Belém do Pará no mês de outubro, onde conversou com professores e alunos acerca de sua experiência, também concedeu uma entrevista à Rádio Cultura.
       O Professor Francisco Maués, orientador da estudante, explicou que a crônica de Joyce fez parte de um projeto chamado "Ler é Bom! Experimente" do escritor Laé de Sousa, o qual seleciona crônicas de estudantes do Brasil para publicar em um livro. O professor Francisco que trabalha no espaço Pedagógico "Sala de Leitura" da Escola Leônidas Monte, incentivou os alunos a participarem do projeto e orientou aqueles que decidiram escrever suas crônicas, dentre estes a Joyce.     
        Acompanharam a Estudante ao programa, além do Professor Francisco, a Vice-Diretora da escola, Juaceli Sena e a Coordenadora Pedagógica Patrícia Lima, as quais falaram da importância de motivar o estudante de escola pública na prática da leitura e escrita e seu envolvimento em projetos educativos.  

O ideário patriótico discutido no rádio

      No 1º de setembro de 2010, o programa "Conhecimento em Foco" discutiu o tema "Independência ou Morte: O ideário patriótico no Brasil"  com o Professor de História Clélio Dias (foto), docente do Instituto Nossa Senhora dos Anjos (INSA) e do Sistema Educacional Vestibulando, de Abaetetuba.
      O Professor destacou o contexto histórico que envolveu a independência do Brasil falando dos aspectos motivadores deste acontecimento e dos interesses presentes naquele momento por parte da elite brasileira contra os portugueses. Um ponto interessente na discussão foi a questão da desmistificação do famoso quadro do pintor Pedro Américo que retrataria a imagem do "grito do Ipiranga" quando Dom Pedro I teria declarado a indenpendência do Brasil. O quadro passa a imagem de um ato heróico que durante muito tempo reforçou o imaginário da independência como um momento de liberdade a todos os brasileiros.
       A discussão também abordou a formação do ideário patriótico no Brasil, fenômeno que até os dias de hoje faz parte da sociedade brasileira e que teve no imaginário criado com a independência e com a proclamação da república seus maiores expoentes, assim como na independência, o momento da proclamação da república também durante anos foi colocado nos livros de história como heroismo.   

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Movimento Apaeano na rádio


      A "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla" foi o destaque do programa "Conhecimento em Foco" no dia 25 de agosto de 2010. Neste dia recebemos a visita das Professoras Marcela Parente (foto), Iacilda Freitas (foto) e Silvana Alves (foto), profissionais que atual na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, no município de Abaetetuba.
      As Professoras falaram sobre o sentido da "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla" e de sua programação em Abaetetuba envolvendo Alunos, Pais, Profissionais da APAE e a Comunidade. Também foi destacado o significado do "Movimento Apaeano" e sua importância na luta pela garantia da educação das pessoas com deficiência. O trabalho desenvolvido pela APAE Abaetetuba foi outra questão abordada na entrevista das professoras que  citaram entre outros as atividades sócio-educativas, arte educadoras e profissionais realizadas pelos alunos da instituição.       

Arte educação na rádio

 
      No dia 18 de agosto o programa "Conhecimento em Foco" discutiu o tema "A Arte no Folclore", onde debatemos a importância da disciplina Arte na formação de nossos estudantes e seu papel atualmente, enquanto parte do currículo escolar. Contribuiu no debate o Professor de Arte Jorge Lobato (Escolas Irmã Stella Maria e Benvinda Pontes).
     Também durante a discussão fizemos uma relação entre a prática da disciplina Arte e o contexto abaetetubense com seu rico potencial folclórico, o qual toma destaque durante a realização da "Semana de Arte e Folclore de Abaetetuba", realizada todos os anos entre os dias 15 a 22 de agosto, o primeiro marca o dia de aniversário da cidade e o segundo o "Dia do Folclore". 
     O programa teve a participação especial da Estudantes Camila de Cássia Barreto Gomes (foto) da 8 série da Escola Estadual Benvinda de Araújo Pontes . Camila apresentou um trabalho sobre "A Lenda do Poço da Moça", pesquisa realizada a partir de uma atividade acerca das lendas do município. 
      A referida lenda conta  a história de amor dos índios Suí e Tainá que teriam habitado  com suas tribos as matas da localidade hoje conhecida como "Curuperé", na estrada entre os municípios de Abaetetuba e Igarapé-Miri. As tribos as quais os índios pertenciam eram inimigas, assim a tribo de Tainá ao descobri o romance matou Suí, desolada com a tragédia Tainá sentou-se  em um ponto da floresta e chorou muito, suas lágrimas foram tantas que delas originou-se um olho d'água, ao olhar neste ela enxergou a imagem de Suí e atirou-se dentro dele, desaparecendo. Hoje no local há um poço com água transparente, o qual ainda atrai a curiosidade de muitas pessoas.